Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2184
Título: Os desafios de aprender a ler e escrever na fase adulta.
Autor(es): Aoyama, Elisângela de Andrade (Orientador)
Aragão, Brena Freitas
Palavras-chave: Analfabetismo
Desafios
Educação de jovens e adultos.
Data do documento: 18-Jan-2023
Citação: ARAGÃO, Brena Freitas. Os desafios de aprender a ler e escrever na fase adulta. Orientador: Elisângela de Andrade Aoyama. 2022. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Resumo: A modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma aprendizagem para aqueles alunos que não tiveram oportunidade de terminar o ensino regular no período correto. O analfabetismo vem de alguns anos atrás com a falta de oportunidade, muitas vezes as pessoas tinham que deixar os estudos de lado, para ajudar dentro de casa ou até mesmo trabalhar. O objetivo desse trabalho foi identificar e analisar os desafios de aprender a ler e escrever na fase adulta. Trata- se de uma revisão integrativa da literatura. Entende-se que a leitura e a escrita e uma competência na EJA onde o professor pode valorizar a carga de ensinamentos que o aluno tem, é sua vivência. A EJA também sofre com a evasão que é causada muitas vezes pelas desistências dos alunos, também por falta de segurança do local onde a escola é localizada e o cansaço tanto físico e mental dos alunos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2184
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Brena Freitas Aragão_parcial.pdf93.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.