Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2184
Title: Os desafios de aprender a ler e escrever na fase adulta.
Authors: Aoyama, Elisângela de Andrade (Orientador)
Aragão, Brena Freitas
Keywords: Analfabetismo
Desafios
Educação de jovens e adultos.
Issue Date: 18-Jan-2023
Citation: ARAGÃO, Brena Freitas. Os desafios de aprender a ler e escrever na fase adulta. Orientador: Elisângela de Andrade Aoyama. 2022. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma aprendizagem para aqueles alunos que não tiveram oportunidade de terminar o ensino regular no período correto. O analfabetismo vem de alguns anos atrás com a falta de oportunidade, muitas vezes as pessoas tinham que deixar os estudos de lado, para ajudar dentro de casa ou até mesmo trabalhar. O objetivo desse trabalho foi identificar e analisar os desafios de aprender a ler e escrever na fase adulta. Trata- se de uma revisão integrativa da literatura. Entende-se que a leitura e a escrita e uma competência na EJA onde o professor pode valorizar a carga de ensinamentos que o aluno tem, é sua vivência. A EJA também sofre com a evasão que é causada muitas vezes pelas desistências dos alunos, também por falta de segurança do local onde a escola é localizada e o cansaço tanto físico e mental dos alunos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2184
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Brena Freitas Aragão_parcial.pdf93.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.