Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2187
Título: | Panorama da questão LGBTQIA+ na escola: a importância da formação do pedagogo para uma educação em Direitos Humanos. |
Autor(es): | Urzêda, Rhêmora Ferreira da Silva (Orientador) Parente, Bruno Valentim de Lima |
Palavras-chave: | LGBTQIA+ Educação em direitos humanos Gênero e sexualidade |
Data do documento: | 18-Jan-2023 |
Citação: | PARENTE, Bruno Valentim de Lima. Panorama da questão LGBTQIA+ na escola: a importância da formação do pedagogo para uma educação em Direitos Humanos. Orientador: Rhêmora Ferreira da Silva Urzeda. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
Resumo: | Este trabalho procura discorrer algumas questões LGBTQIA+ nas escolas e sobre a importância de formar pedagogos para uma educação em direitos humanos. Como objetivo geral pretende-se compreender a necessidade de formação dos graduandos em pedagogia para desempenhar uma educação na diversidade, pautada nos direitos humanos, contribuindo para o acolhimento educacional de alunos LGBTQIA+. Os objetivos específicos foram divididos em dois: investigar aspectos históricos, conceituais e normativas para uma educação não discriminatória da Educação em Direitos Humanos; e entender a formação específica do pedagogo pautada nos direitos humanos e na diversidade enquanto as questões LGBTQIA+. A metodologia aplicada foi essencialmente qualitativa, com alguns aspectos quantitativos. A pesquisa reconheceu que a formação de pedagogos para uma educação em direitos humanos ensina aos futuros profissionais da educação como abordar questões LGBTQIA+ de maneira atenta, adequada, que respeita a diversidade e a não discriminação e busca o acolhimento educacional de alunos pertencentes a essa comunidade. Concluiu-se que presentes em alguns currículos do curso da pedagogia, as temáticas de identidade de gênero e sexualidade não são abordadas com profundidade, trazendo limitações pedagógicas na atuação dos profissionais para lidar com questões dos alunos LGBTQIA+. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2187 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bruno Valentim de Lima Parente_parcial.pdf | 188.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.