Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2187
Title: Panorama da questão LGBTQIA+ na escola: a importância da formação do pedagogo para uma educação em Direitos Humanos.
Authors: Urzêda, Rhêmora Ferreira da Silva (Orientador)
Parente, Bruno Valentim de Lima
Keywords: LGBTQIA+
Educação em direitos humanos
Gênero e sexualidade
Issue Date: 18-Jan-2023
Citation: PARENTE, Bruno Valentim de Lima. Panorama da questão LGBTQIA+ na escola: a importância da formação do pedagogo para uma educação em Direitos Humanos. Orientador: Rhêmora Ferreira da Silva Urzeda. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Este trabalho procura discorrer algumas questões LGBTQIA+ nas escolas e sobre a importância de formar pedagogos para uma educação em direitos humanos. Como objetivo geral pretende-se compreender a necessidade de formação dos graduandos em pedagogia para desempenhar uma educação na diversidade, pautada nos direitos humanos, contribuindo para o acolhimento educacional de alunos LGBTQIA+. Os objetivos específicos foram divididos em dois: investigar aspectos históricos, conceituais e normativas para uma educação não discriminatória da Educação em Direitos Humanos; e entender a formação específica do pedagogo pautada nos direitos humanos e na diversidade enquanto as questões LGBTQIA+. A metodologia aplicada foi essencialmente qualitativa, com alguns aspectos quantitativos. A pesquisa reconheceu que a formação de pedagogos para uma educação em direitos humanos ensina aos futuros profissionais da educação como abordar questões LGBTQIA+ de maneira atenta, adequada, que respeita a diversidade e a não discriminação e busca o acolhimento educacional de alunos pertencentes a essa comunidade. Concluiu-se que presentes em alguns currículos do curso da pedagogia, as temáticas de identidade de gênero e sexualidade não são abordadas com profundidade, trazendo limitações pedagógicas na atuação dos profissionais para lidar com questões dos alunos LGBTQIA+.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2187
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruno Valentim de Lima Parente_parcial.pdf188.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.