Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2213
Título: | O uso da língua estrangeira na Educação Infantil. |
Autor(es): | Cardoso, Rennée (Orientador) Carvalho, Isabela Oliveira |
Palavras-chave: | Língua estrangeira Educação Infantil Segunda Língua |
Data do documento: | 19-Jan-2023 |
Citação: | CARVALHO, Isabela Oliveira. O uso da língua estrangeira na educação infantil. Orientador: Rennée Cardoso. 2022. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
Resumo: | O presente estudo visa discutir a importância da inserção de uma segunda língua às crianças da Educação Infantil, trazendo como problema de pesquisa quais os benefícios de se ensinar tão cedo uma segunda língua. Tem por objetivo geral entender a relevância de um segundo idioma no processo de ensino aprendizagem na primeira infância e a importância que acarretará em sua vida. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica por meio de artigos, focado em verificar se a oferta de uma segunda língua na Educação Infantil tem sido um assunto muito debatido entre discentes do curso de Pedagogia bem como por professores que trabalham com essa faixa etária, por esse motivo, este trabalho aborda esse tema, tentando chegar a uma conclusão se existem benefícios para se ensinar um segundo idioma tão cedo. Dessa forma, foram selecionados trabalhos que procuravam explicar sobre o assunto os quais estavam no idioma português e inglês. Foram usados como critérios de inclusão trabalhos referentes ao assunto em acervos de bibliotecas on-line, periódicos e sítios do Ministério da Educação publicados entre 2006 a 2021 e como critérios de exclusão aqueles publicados em blog, fórum ou que não tiveram embasamento na pesquisa e publicados em anos abaixo do ano 2009. Foram utilizados algumas publicações anteriores ao ano de 2009 por serem autores de referência no assunto. Vale ressaltar, que a melhor forma para alcançar com sucesso o processo de ensino aprendizagem, nessa etapa de ensino infantil, são as instituições escolares disporem de propostas curriculares, utilizando recursos e métodos diferentes. Com a trajetória da educação infantil, em relação a oferta de um segunda idioma, percebe-se, que ainda existem alguns mal-entendidos, quando se fala em oferecer uma língua estrangeira nessa fase. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2213 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Isabela Oliveira Carvalho_parcial.pdf | 109.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.