Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2213
Title: O uso da língua estrangeira na Educação Infantil.
Authors: Cardoso, Rennée (Orientador)
Carvalho, Isabela Oliveira
Keywords: Língua estrangeira
Educação Infantil
Segunda Língua
Issue Date: 19-Jan-2023
Citation: CARVALHO, Isabela Oliveira. O uso da língua estrangeira na educação infantil. Orientador: Rennée Cardoso. 2022. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O presente estudo visa discutir a importância da inserção de uma segunda língua às crianças da Educação Infantil, trazendo como problema de pesquisa quais os benefícios de se ensinar tão cedo uma segunda língua. Tem por objetivo geral entender a relevância de um segundo idioma no processo de ensino aprendizagem na primeira infância e a importância que acarretará em sua vida. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica por meio de artigos, focado em verificar se a oferta de uma segunda língua na Educação Infantil tem sido um assunto muito debatido entre discentes do curso de Pedagogia bem como por professores que trabalham com essa faixa etária, por esse motivo, este trabalho aborda esse tema, tentando chegar a uma conclusão se existem benefícios para se ensinar um segundo idioma tão cedo. Dessa forma, foram selecionados trabalhos que procuravam explicar sobre o assunto os quais estavam no idioma português e inglês. Foram usados como critérios de inclusão trabalhos referentes ao assunto em acervos de bibliotecas on-line, periódicos e sítios do Ministério da Educação publicados entre 2006 a 2021 e como critérios de exclusão aqueles publicados em blog, fórum ou que não tiveram embasamento na pesquisa e publicados em anos abaixo do ano 2009. Foram utilizados algumas publicações anteriores ao ano de 2009 por serem autores de referência no assunto. Vale ressaltar, que a melhor forma para alcançar com sucesso o processo de ensino aprendizagem, nessa etapa de ensino infantil, são as instituições escolares disporem de propostas curriculares, utilizando recursos e métodos diferentes. Com a trajetória da educação infantil, em relação a oferta de um segunda idioma, percebe-se, que ainda existem alguns mal-entendidos, quando se fala em oferecer uma língua estrangeira nessa fase.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2213
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isabela Oliveira Carvalho_parcial.pdf109.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.