Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2223
Título: | A importância da musicalização na educação infantil. |
Autor(es): | Aoyama, Elisângela de Andrade (Orientador) Abrantes, Larissa de Souza Anunciação |
Palavras-chave: | Musicalização Pedagógico Lúdico |
Data do documento: | 19-Jan-2023 |
Citação: | ABRANTES, Larissa de Souza Anunciação. A importância da musicalização na educação infantil. Orientador: Elisângela de Andrade Aoyama. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
Resumo: | Este trabalho teve como temática a musicalização na educação infantil, onde aplicada na prática docente e no ambiente familiar pode-se ajudar no desenvolvimento da linguagem oral, corporal e no desenvolvimento neurológico das crianças. A música se faz presente na vida das pessoas, desde a concepção e está diretamente relacionada com a cultura. Com o novo caráter que vem apresentando a Educação infantil nos últimos anos, tornou-se necessário que os profissionais de educação se atualizassem pedagogicamente para uma educação interligada com a música. O presente trabalho foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica, em livros e artigos científicos. O tema partiu de uma vivência no estágio supervisionado da autora, e da evidência que a musicalização tem atualmente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir dos autores estudados percebeu-se que a música é um recurso extremamente amplo, previsto na BNCC como elemento de fruição da expressão sonoro-musical, que auxilia a criança no desenvolvimento de seu senso crítico e estético e deve ser explorada pelo professor em suas potencialidades pedagógicas. É possível compreender após a pesquisa que as atividades com música devem ser prazerosas para a criança, e a partir da alegria que foi despertada, portas e janelas se abrem para oportunidades pedagógicas contudo a música desperta na criança a alegria, a vontade de cantar, de dançar, de pronunciar a letra e, ao fazer isso, alarga a capacidade corporal, a percepção do espaço que a cerca, o qual ao mesmo tempo delimita ou expande os movimentos e a percepção de si mesmo e do colega. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2223 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Larissa de Souza Anunciação Abrantes_parcial.pdf | 162.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.