Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2223
Title: A importância da musicalização na educação infantil.
Authors: Aoyama, Elisângela de Andrade (Orientador)
Abrantes, Larissa de Souza Anunciação
Keywords: Musicalização
Pedagógico
Lúdico
Issue Date: 19-Jan-2023
Citation: ABRANTES, Larissa de Souza Anunciação. A importância da musicalização na educação infantil. Orientador: Elisângela de Andrade Aoyama. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Este trabalho teve como temática a musicalização na educação infantil, onde aplicada na prática docente e no ambiente familiar pode-se ajudar no desenvolvimento da linguagem oral, corporal e no desenvolvimento neurológico das crianças. A música se faz presente na vida das pessoas, desde a concepção e está diretamente relacionada com a cultura. Com o novo caráter que vem apresentando a Educação infantil nos últimos anos, tornou-se necessário que os profissionais de educação se atualizassem pedagogicamente para uma educação interligada com a música. O presente trabalho foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica, em livros e artigos científicos. O tema partiu de uma vivência no estágio supervisionado da autora, e da evidência que a musicalização tem atualmente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir dos autores estudados percebeu-se que a música é um recurso extremamente amplo, previsto na BNCC como elemento de fruição da expressão sonoro-musical, que auxilia a criança no desenvolvimento de seu senso crítico e estético e deve ser explorada pelo professor em suas potencialidades pedagógicas. É possível compreender após a pesquisa que as atividades com música devem ser prazerosas para a criança, e a partir da alegria que foi despertada, portas e janelas se abrem para oportunidades pedagógicas contudo a música desperta na criança a alegria, a vontade de cantar, de dançar, de pronunciar a letra e, ao fazer isso, alarga a capacidade corporal, a percepção do espaço que a cerca, o qual ao mesmo tempo delimita ou expande os movimentos e a percepção de si mesmo e do colega.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2223
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Larissa de Souza Anunciação Abrantes_parcial.pdf162.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.