Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2261
Title: | Breves considerações sobre o processo de inserção da criança surda nas escolas. |
Authors: | Urzêda, Rhêmora Ferreira da Silva (Orientador) Gomes, Stela Ramalho |
Keywords: | Libras Educação bilíngue Educação de surdos |
Issue Date: | 20-Jan-2023 |
Citation: | GOMES, Stela Ramalho. Breves considerações sobre o processo de inserção da criança surda nas escolas. Orientador: Rhêmora Ferreira da Silva Urzêda. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
Abstract: | A comunidade surda desde os primórdios representa uma população em situação minoritária, principalmente quando se volta para sua situação linguística e sua inclusão na educação. O presente artigo tem como objetivo geral estudar o processo de inserção da criança surda no ambiente educacional, e como objetivos específicos entender o processo histórico de inclusão educacional da criança surda; verificar os aspectos linguísticos relacionados à comunicação e aprendizagem da criança surda; e pesquisar o processo educacional bilíngue. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, concretizando a hipótese de que a criança surda passa por limitações no processo de inserção e ensino aprendizagem. Pode-se concluir que a criança surda necessita de uma intervenção precoce em seu processo de ensino e aprendizagem, classes inclusivas e interativas, tecnologia assistiva, recursos pedagógicos adaptados e profissionais capacitados para o ensino em Libras como primeira língua e português escrito como segunda língua. |
Description: | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2261 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Stela Ramalho Gomes_parcial.pdf | 161.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.