Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2261
Title: Breves considerações sobre o processo de inserção da criança surda nas escolas.
Authors: Urzêda, Rhêmora Ferreira da Silva (Orientador)
Gomes, Stela Ramalho
Keywords: Libras
Educação bilíngue
Educação de surdos
Issue Date: 20-Jan-2023
Citation: GOMES, Stela Ramalho. Breves considerações sobre o processo de inserção da criança surda nas escolas. Orientador: Rhêmora Ferreira da Silva Urzêda. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A comunidade surda desde os primórdios representa uma população em situação minoritária, principalmente quando se volta para sua situação linguística e sua inclusão na educação. O presente artigo tem como objetivo geral estudar o processo de inserção da criança surda no ambiente educacional, e como objetivos específicos entender o processo histórico de inclusão educacional da criança surda; verificar os aspectos linguísticos relacionados à comunicação e aprendizagem da criança surda; e pesquisar o processo educacional bilíngue. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, concretizando a hipótese de que a criança surda passa por limitações no processo de inserção e ensino aprendizagem. Pode-se concluir que a criança surda necessita de uma intervenção precoce em seu processo de ensino e aprendizagem, classes inclusivas e interativas, tecnologia assistiva, recursos pedagógicos adaptados e profissionais capacitados para o ensino em Libras como primeira língua e português escrito como segunda língua.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2261
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Stela Ramalho Gomes_parcial.pdf161.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.