Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2268
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGiustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador)-
dc.contributor.authorSousa, Thais Raquel Meneses de-
dc.date.accessioned2023-02-01T17:55:51Z-
dc.date.available2023-02-01T17:55:51Z-
dc.date.issued2023-01-20-
dc.identifier.citationSOUSA, Thais Raquel Meneses de. Intervenções pedagógicas no processo de transição da criança da educação infantil para o ensino fundamental. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2022. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2268-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo é uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, sobre as intervenções pedagógicas no processo de transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, pois partiu-se do pressuposto que para uma transição escolar se torne saudável é preciso atenção e cuidado por parte da escola e da família. O objetivo foi conhecer as intervenções pedagógicas no processo de transição da criança nesta etapa, pois há necessidades infantis precisam ser reconhecidas. Percorreu-se os seguintes objetivos específicos: descrever como ocorre a transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, listar as características de cada segmento, as mudanças e dificuldades de adaptação da criança e discorrer sobre o papel da escola e da família no processo de transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. As bases de dados utilizadas foram Google Acadêmico para seleção de 9 artigos científicos de revistas científicas indexadas na internet, posteriores a publicação de 2016, e de língua portuguesa, que foram analisados e os dados encaixados em três categorias: planejamento; características de cada segmento, mudanças e dificuldades de adaptação da criança; e o papel da escola e da família no processo de transição escolar da criança. Os resultados apontaram, que uma boa adaptação no processo de transição, é necessário ,além de um bom planejamento da escola, a parceria da família nas ações.pt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTransição escolarpt_BR
dc.titleIntervenções pedagógicas no processo de transição da criança da educação infantil para o ensino fundamental.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thais Raquel Meneses de Sousa.pdf174.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.