Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2474
Título: Resistência antimicrobiana em crianças com infecções do trato urinário: uma revisão integrativa da literatura.
Autor(es): Brum, Carolina Arantes Gama Porto (Orientador)
Souza, Marcela Fortaleza Brandes de
Palavras-chave: Resistência microbiana a medicamentos
Crianças
infecções urinárias
Data do documento: 28-Fev-2023
Citação: SOUZA, Marcela Fortaleza Brandes de. Resistência antimicrobiana em crianças com infecções do trato urinário: uma revisão integrativa da literatura. Orientador: Carolina Arantes Gama Porto Brum. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Resumo: Introdução: O uso inadequado e desenfreado de terapias antimicrobianas expôs o crescimento da resistência antibiótica frente as infecções de trato urinário (ITUs) em crianças. A Resistência Antimicrobiana (RAM) vem se destacando como um dos maiores desafios já enfrentados pela medicina moderna, colocando em risco o sucesso terapêutico dessas infecções. Metodologia: Foi realizado uma revisão integrativa na PubMed/MEDLINE e SciELO com os descritores: “Antimicrobial Resistance” AND “Urinary tract infections” AND “Children”. Além disso, foram utilizados os filtros de busca: estudos publicados nos últimos cinco (5) anos, realizados em crianças de até 12 anos incompletos, nos idiomas inglês, português e espanhol. Foram acrescentados sete (7) materiais extras de valor para o estudo. Apresentação e análise dos dados: A alta resistência no tratamento de ITUs pediátrica se dá por vários motivos, entre eles, uso de antibióticos em culturas negativas, duração e dosagens erradas e desconhecimento dos padrões de resistência. A resistência a trimetropina, ampicilina e às cefalosporinas resultou na falta de adequação desses antibióticos de primeira linha para ITUs pediátrica. As crianças não só sofrem de vários sintomas, mas tem alto risco de desenvolver cicatriz renal e hipertensão arterial, por isso é importante prevenir a recorrência das ITUs. Considerações finais: Dessa maneira, é primordial o conhecimento sobre mecanismos bioquímicos e os padrões de resistência aos antibióticos para promover o melhor desfecho clínico e restringir o crescimento dessa problemática. Além disso, as ações estratégicas de Políticas de Saúde Pública desenvolvidas se mostram medidas indispensáveis contra o avanço da RAM.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2474
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcela Fortaleza Brandes de Souza_parcial.pdf147.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.