Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2474
Title: Resistência antimicrobiana em crianças com infecções do trato urinário: uma revisão integrativa da literatura.
Authors: Brum, Carolina Arantes Gama Porto (Orientador)
Souza, Marcela Fortaleza Brandes de
Keywords: Resistência microbiana a medicamentos
Crianças
infecções urinárias
Issue Date: 28-Feb-2023
Citation: SOUZA, Marcela Fortaleza Brandes de. Resistência antimicrobiana em crianças com infecções do trato urinário: uma revisão integrativa da literatura. Orientador: Carolina Arantes Gama Porto Brum. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Introdução: O uso inadequado e desenfreado de terapias antimicrobianas expôs o crescimento da resistência antibiótica frente as infecções de trato urinário (ITUs) em crianças. A Resistência Antimicrobiana (RAM) vem se destacando como um dos maiores desafios já enfrentados pela medicina moderna, colocando em risco o sucesso terapêutico dessas infecções. Metodologia: Foi realizado uma revisão integrativa na PubMed/MEDLINE e SciELO com os descritores: “Antimicrobial Resistance” AND “Urinary tract infections” AND “Children”. Além disso, foram utilizados os filtros de busca: estudos publicados nos últimos cinco (5) anos, realizados em crianças de até 12 anos incompletos, nos idiomas inglês, português e espanhol. Foram acrescentados sete (7) materiais extras de valor para o estudo. Apresentação e análise dos dados: A alta resistência no tratamento de ITUs pediátrica se dá por vários motivos, entre eles, uso de antibióticos em culturas negativas, duração e dosagens erradas e desconhecimento dos padrões de resistência. A resistência a trimetropina, ampicilina e às cefalosporinas resultou na falta de adequação desses antibióticos de primeira linha para ITUs pediátrica. As crianças não só sofrem de vários sintomas, mas tem alto risco de desenvolver cicatriz renal e hipertensão arterial, por isso é importante prevenir a recorrência das ITUs. Considerações finais: Dessa maneira, é primordial o conhecimento sobre mecanismos bioquímicos e os padrões de resistência aos antibióticos para promover o melhor desfecho clínico e restringir o crescimento dessa problemática. Além disso, as ações estratégicas de Políticas de Saúde Pública desenvolvidas se mostram medidas indispensáveis contra o avanço da RAM.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2474
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcela Fortaleza Brandes de Souza_parcial.pdf147.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.