Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2669
Título: A falha do direito na proteção da mulher frente à cultura do estupro e a imputação de culpa à vítima.
Autor(es): Chagas, Edilson Enedino das (Orientador)
Soares, Jhennifer Eduarda de Carvalho
Palavras-chave: Estupro
Cultura
Vítima
Data do documento: 15-Jul-2023
Citação: SOARES, Jhennifer Eduarda de Carvalho Soares. A falha do direito na proteção da mulher frente à cultura do estupro e a imputação de culpa à vítima. Orientador: Edilson Enedino das Chagas. 2023. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo discutir a falha do sistema jurídico na proteção das mulheres devido à cultura do estupro enraizada na sociedade. O estudo aborda a vitimização secundária, que culpa a vítima pelos fatos ocorridos e minimiza a responsabilidade do agressor, além da valoração probatória da palavra da vítima no delito de estupro. O modus operandi do Estado nos crimes contra a dignidade sexual que têm as mulheres como vítimas também é analisado. A partir dessas reflexões, em uma pesquisa focada na violência sexual contra a mulher, busca-se evidenciar a necessidade de mudanças no sistema jurídico, na educação, na cultura e nos valores impostos, para garantir uma proteção mais efetiva às mulheres, assim como busca demonstrar como o estupro é, acima de tudo, uma das formas mais difundidas da violência de gênero.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2669
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jhennifer Eduarda de Carvalho Soares.pdf254.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.