Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2959
Título: Relação entre diabetes descompensada e disfunção erétil: uma revisão literária.
Autor(es): Carneiro, Lilian dos Anjos (Orientador)
Santos, Ana Roberta Alves da Costa
Palavras-chave: Neuropatias diabéticas
Disfunção erétil
Diabetes mellitus
Data do documento: 26-Abr-2024
Citação: SANTOS, Ana Roberta Alves da Costa. Relação entre diabetes descompensada e disfunção erétil: uma revisão literária. Orientador: Lilian dos Anjos Carneiro. 2023. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
Resumo: Introdução: O sistema de regulação fisiológica do corpo humano inclui a produção de insulina para controle da glicose no corpo e produção de energia em forma de ATP. Falhas nesse processo levam à diabetes, com complicações potencialmente reversíveis, exigindo tratamento e acompanhamento contínuos para evitar complicações irreversíveis. Objetivos: Esta revisão literária tem como objetivo entender se o tratamento da Diabetes Mellitus auxilia na prevenção da disfunção erétil associada à neuropatia diabética. Metodologia: Foi realizada uma busca literatura no SciELO e PubMed com os descritores “neuropatia diabética” AND “disfunção erétil” AND “diabetes mellitus”. Além disso, utilizou-se dos filtros de busca: pesquisas dos últimos 30 anos, disponíveis on-line nos idiomas português, inglês ou espanhol. Após filtrar os trabalhos, 17 artigos foram utilizados com seleção finalizada em 15/09/2023. Resultados: Quando as mudanças no estilo de vida não bastam, é preciso usar medicamentos anti-diabéticos, como anti-hiperglicemiantes, drogas anti-obesidade, sensibilizadores de insulina e, em alguns casos, insulina, para controlar a glicose, melhorar a sensibilidade à insulina e combater a obesidade, dependendo das necessidades do paciente e do tipo de diabetes. Combinar essas terapias com mudanças no estilo de vida é muitas vezes eficaz para gerenciar a doença e prevenir complicações, como disfunção erétil. Considerações finais: A disfunção erétil diabética é reversível com tratamento adequado. Medicamentos como metformina e mudanças no estilo de vida, como controle da glicose sanguínea, são essenciais para a saúde sexual dos pacientes diabéticos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Curso de Medicina, 2023.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2959
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Roberta Alves da Costa Santos_parcial.pdf114.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.