Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/334
Título: Resposta cardiovascular e do controle autonômico cardíaco após a realização de dois protocolos de treinamento intervalado de alta intensidade em mulheres adultas saudáveis.
Autor(es): Sousa, Arilson Fernandes Mendonça de (Orientador)
Lima, Jhonata Gonçalves de
Palavras-chave: Educação Física: saúde da mulher
Resposta Cardiovascular: treinamento intervalado
Controle autonômico cardíaco
Data do documento: 20-Fev-2020
Citação: LIMA, Jhonata Gonçalves de. Resposta cardiovascular e do controle autonômico cardíaco após a realização de dois protocolos de treinamento intervalado de alta intensidade em mulheres adultas saudáveis. Orientador: Arilson Fernandes Mendonça de Sousa. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Educação Física) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Resumo: O objetivo do presente estudo foi comparar dois protocolos de treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT, do inglês, High Intensity Interval Training) e suas respectivas respostas cardiovasculares e do controle autonômico cardíaco. Dez mulheres participaram deste estudo. As participantes realizaram os Protocolos de Treinamento A (8 x 20 s com 10s de recuperação) e B (16 x 10s com 5s de recuperação) com exercícios utilizando o próprio peso corporal sendo realizados em uma escada de agilidade. Os protocolos foram realizados em dias alternados e de forma randomizada, além disso, antes e após a execução dos protocolos, a frequência cardíaca foi registrada por 10’, os cinco minutos finais foram utilizados para análise da frequência cardíaca e da variabilidade da frequência cardíaca. A pressão arterial foi verificada no 1º, 5º e 10º minutos. O duplo produto também foi calculado através da frequência cardíaca e da pressão arterial sistólica. Foi utilizado a análise de variância (ANOVA) de medidas repetidas para verificação de possíveis diferenças entre os protocolos. A resposta cardiovascular foi semelhante em ambos os protocolos, porém, a percepção subjetiva de esforço do Protocolo A obteve diferença significativa comparada ao Protocolo B (p<0,05). HIIT com recuperação curta promoveu uma percepção subjetiva de esforço mais acentuada do que o protocolo com recuperação mais longa.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade Educação Física, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/334
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jhonata_Lima_0006029.pdf467.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.