Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/401
Título: O Scratch e o pensamento computacional: uma experiência vivenciada pelos graduandos de pedagogia do Uniceplac.
Autor(es): Portela, Sebastião Ivaldo Carneiro (Orientador)
Amorim, Louis dos Santos
Palavras-chave: Pensamento computacional
Programação - bloco
Scratch
Data do documento: 7-Dez-2020
Citação: AMORIM, Louis dos Santos. O Scratch e o pensamento computacional: uma experiência vivenciada pelos graduandos de pedagogia do Uniceplac. Orientador: Sebastião Ivaldo Carneiro Portela. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Sistemas de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020
Resumo: Pesquisas indicam o pensamento computacional como um requisito indispensável para a construção de indivíduos preparados para os tempos atuais. A partir desta necessidade surge a prerrogativa de que os educadores precisam se apropriar desse pensamento para auxiliarem efetivamente os educandos no processo formativo. Portanto, neste artigo buscou-se avaliar o nível do pensamento computacional de graduandos do curso de pedagogia do Uniceplac, a partir de uma formação sobre programação em blocos pautada no sistema Scratch. Os resultados demonstram que os futuros professores avaliados possuem um pensamento computacional básico e em desenvolvimento e isso aponta para a necessidade da inserção dessa dimensão na formação inicial dos professores.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Sistemas de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/401
Aparece nas coleções:Sistemas da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Louis dos Santos Amorim_0009579.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.