Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/401
Título: | O Scratch e o pensamento computacional: uma experiência vivenciada pelos graduandos de pedagogia do Uniceplac. |
Autor(es): | Portela, Sebastião Ivaldo Carneiro (Orientador) Amorim, Louis dos Santos |
Palavras-chave: | Pensamento computacional Programação - bloco Scratch |
Data do documento: | 7-Dez-2020 |
Citação: | AMORIM, Louis dos Santos. O Scratch e o pensamento computacional: uma experiência vivenciada pelos graduandos de pedagogia do Uniceplac. Orientador: Sebastião Ivaldo Carneiro Portela. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Sistemas de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020 |
Resumo: | Pesquisas indicam o pensamento computacional como um requisito indispensável para a construção de indivíduos preparados para os tempos atuais. A partir desta necessidade surge a prerrogativa de que os educadores precisam se apropriar desse pensamento para auxiliarem efetivamente os educandos no processo formativo. Portanto, neste artigo buscou-se avaliar o nível do pensamento computacional de graduandos do curso de pedagogia do Uniceplac, a partir de uma formação sobre programação em blocos pautada no sistema Scratch. Os resultados demonstram que os futuros professores avaliados possuem um pensamento computacional básico e em desenvolvimento e isso aponta para a necessidade da inserção dessa dimensão na formação inicial dos professores. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Sistemas de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/401 |
Aparece nas coleções: | Sistemas da Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Louis dos Santos Amorim_0009579.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.