Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/401
Title: O Scratch e o pensamento computacional: uma experiência vivenciada pelos graduandos de pedagogia do Uniceplac.
Authors: Portela, Sebastião Ivaldo Carneiro (Orientador)
Amorim, Louis dos Santos
Keywords: Pensamento computacional
Programação - bloco
Scratch
Issue Date: 7-Dec-2020
Citation: AMORIM, Louis dos Santos. O Scratch e o pensamento computacional: uma experiência vivenciada pelos graduandos de pedagogia do Uniceplac. Orientador: Sebastião Ivaldo Carneiro Portela. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Sistemas de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020
Abstract: Pesquisas indicam o pensamento computacional como um requisito indispensável para a construção de indivíduos preparados para os tempos atuais. A partir desta necessidade surge a prerrogativa de que os educadores precisam se apropriar desse pensamento para auxiliarem efetivamente os educandos no processo formativo. Portanto, neste artigo buscou-se avaliar o nível do pensamento computacional de graduandos do curso de pedagogia do Uniceplac, a partir de uma formação sobre programação em blocos pautada no sistema Scratch. Os resultados demonstram que os futuros professores avaliados possuem um pensamento computacional básico e em desenvolvimento e isso aponta para a necessidade da inserção dessa dimensão na formação inicial dos professores.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Sistemas de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/401
Appears in Collections:Sistemas da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Louis dos Santos Amorim_0009579.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.