Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/591
Título: Leishmaniose cutânea em equídeos: revisão de literatura.
Autor(es): Carvalho, Carolina Mota (Orientador)
Cardoso, Karine Pires
Palavras-chave: Leishmaniose - cutânea
Equídeo
Leishmania
Data do documento: 23-Mar-2021
Citação: CARDOSO, Karine Pires. Leishmaniose cutânea em equídeos: revisão de literatura. Orientador: Carolina Mota Carvalho. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Resumo: A leishmaniose é uma doença causada pelo protozoário Leishmania spp., transmitida pelo vetor do gênero Lutzomia spp., é considerada uma doença de saúde pública, que está em constante crescimento no mundo. O protozoário que provoca a enfermidade e os vetores, se adaptam bem ao clima das regiões e a novos hospedeiros vertebrados. É importante o conhecimento do ciclo epidemiológico pois identifica a participação do equídeo na disseminação e reserva do protozoário. As formas de diagnóstico já usadas são os testes moleculares, laboratoriais e imunológicos. Nesta revisão da literatura foi feita uma abordagem sobre a situação epidemiológica, patogenia, sintomas clínicos, alterações dermatológicas, métodos de diagnóstico da leishmaniose cutânea, métodos de prevenção e controle.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/591
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Karine Pires Cardoso_0004597_parcial.pdf385.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.