Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/591
Title: Leishmaniose cutânea em equídeos: revisão de literatura.
Authors: Carvalho, Carolina Mota (Orientador)
Cardoso, Karine Pires
Keywords: Leishmaniose - cutânea
Equídeo
Leishmania
Issue Date: 23-Mar-2021
Citation: CARDOSO, Karine Pires. Leishmaniose cutânea em equídeos: revisão de literatura. Orientador: Carolina Mota Carvalho. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A leishmaniose é uma doença causada pelo protozoário Leishmania spp., transmitida pelo vetor do gênero Lutzomia spp., é considerada uma doença de saúde pública, que está em constante crescimento no mundo. O protozoário que provoca a enfermidade e os vetores, se adaptam bem ao clima das regiões e a novos hospedeiros vertebrados. É importante o conhecimento do ciclo epidemiológico pois identifica a participação do equídeo na disseminação e reserva do protozoário. As formas de diagnóstico já usadas são os testes moleculares, laboratoriais e imunológicos. Nesta revisão da literatura foi feita uma abordagem sobre a situação epidemiológica, patogenia, sintomas clínicos, alterações dermatológicas, métodos de diagnóstico da leishmaniose cutânea, métodos de prevenção e controle.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/591
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Karine Pires Cardoso_0004597_parcial.pdf385.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.