Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1000
Title: Sofrimento psíquico em pessoas que vivem com o HIV/AIDS.
Authors: Brito, Virgínia Rozendo de (Orientador)
Fonteneles, Amanda De Oliveira
Filho, Ronaldo Barbosa Da Silva
Simões, Sara Rebeca De Carvalho
Keywords: HIV - AIDS
Sofrimento psiquíco
Enfermagem
Issue Date: 1-Oct-2021
Citation: FONTENELES, Amanda de Oliveira; FILHO, Ronaldo Barbosa da Silva; SIMÕES, Sara Rebeca de Carvalho. Sofrimento psíquico em pessoas que vivem com o HIV/AIDS. Orientador: Virgínia Rozendo de Brito. 2020. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2021.
Abstract: Este estudo de revisão bibliográfica objetivou realizar uma revisão de literatura integrativa utilizando as palavras-chave: HIV, sofrimento psíquico e SIDA e do indicador boleano: and com o intuito de elencar os principais sintomas de sofrimento psíquico que os índividuos com HIV/AIDS vivenciam. Os artigos foram captados das plataformas PROQUEST, SciElo e Lillacs, sendo válidos para essa pesquisa apenas os que foram publicados entre 2010 à 2020, nos idiomas português e inglês e o status de publicação como artigo completo, com a intenção de se investigar o que há de publicação sobre o HIV/AIDS envolvendo aspectos relativos ao sofrimento mental desse grupo de pessoas. Observou-se que existe uma alta incidência de sofrimento psíquico em individuos que vivem com HIV/AIDS e concluiu-se que os sintomas depressivos são os que mais se manifestam em pessoas que vivem com HIV/AIDS. Este estudo possibilitou o evidenciamento da necessidade da produção científica acerca dos diversos sintomas de sofrimentos psiquícos que os indivíduos com o HIV/AIDS vivenciam, visto que, é escassa a produção sob a ótica do paciente.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1000
Appears in Collections:Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.