Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1001
Title: Manejo da dor em recém- nascidos internados em unidade de terapia intensiva neonatal.
Authors: Rodrigues, Nayara dos Santos (Orientador)
Oliveira, Cleidilan Soares De
Carvalho, Gabriela Ramos De
Matsuura, Monique Dias Ribeiro
Keywords: Recém-nascido
Dor - enfermagem
Unidade terapêutica intensiva - neonatal
Issue Date: 2-Oct-2021
Citation: OLIVEIRA, Cleidilan Soares de; CARVALHO, Gabriela Ramos de; MATSUURA, Monique dias Ribeiro. Manejo da dor em recém- nascidos internados em unidade de terapia intensiva neonatal. Orientador: Nayara dos Santos Rodrigues. 2020. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: Analisar a atuação da equipe de enfermagem no manejo da dor do recém-nascido na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, utilizando intervenções não farmacológicas. Método: Estudo descritivo de revisão integrativa da literatura realizado nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Resultados: O ambiente da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal gera uma variedade de procedimentos dolorosos ao paciente. O enfermeiro possui papel importante neste cenário atuando, inclusive, com procedimentos não farmacológicos para o manejo da dor, além de minimizar o sofrimento e gerar conforto. Conclusão: Nesta revisão da literatura foi possível identificar a imprescindibilidade da atuação do enfermeiro na identificação da dor no RN e no seu manejo adequado. Além disso, destaca-se a importância das intervenções não farmacológicas no manejo da dor do RN em UTIN dada a diversidade de técnicas e ações que podem ser utilizadas isoladamente ou em combinação, envolvendo inclusive a participação os pais.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1001
Appears in Collections:Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.