Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1005
Title: A importância do acompanhante no processo do parto.
Authors: Rodrigues, Nayara dos Santos (Orientador)
Júnior, José Acassio de Lima
Pachêco, Nathalia Barbosa
Keywords: Acompanhante - parto
Parto - humanizado
Enfermagem
Issue Date: 2-Oct-2021
Citation: JÚNIOR, José Acassio de Lima; PACHÊCO, Nathalia Barbosa. A importância do acompanhante no processo do parto. Orientador: Nayara dos Santos Rodrigues. 2020. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: O presente estudo teve como objetivo geral identificar a importância do acompanhante no processo de parto e como objetivos específicos analisar os benefícios do acompanhante para a humanização da assistência e os fatores relacionados à presença do acompanhante durante o parto. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados BVS e Scielo. Foram utilizados os descritores Parto, Parto Humanizado, Humanização da Assistência e Acompanhantes Formais em Exames Físicos. A coleta ocorreu no período de setembro de 2020 e incluiu 14 artigos. O papel do acompanhante foi listado pelas parturientes por trazer o apoio e a segurança tendo em vista os aspectos emocionais no processo do parto. Porém, destaca-se ainda fatores limitantes à esta presença do acompanhante, como a própria atuação de alguns profissionais ou mesmo a falta de divulgação das informações no momento oportuno. Os resultados desta revisão revelam os benefícios da presença do acompanhante para a humanização da assistência prestada bem como para os significados particulares à mulher.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1005
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
José Acassio de Lima Junior_0004296_Nathália Barbosa Pachêco_0005142_parcial.pdf136.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.