Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1010
Title: O papel do enfermeiro no cuidado humanizado com o idoso.
Authors: Santos, Walquiria Lene dos (Orientador)
Araújo, Adriana Leandro de
Araújo, Marina Cardoso
Carvalho, Tatiane de Freitas
Keywords: Assistência - enfermagem
Cuidado - enfermagem
Humanização
Issue Date: 5-Oct-2021
Citation: ARAÚJO, Adriana Leandro de; ARAÚJO, Marina Cardoso; CARVALHO, Tatiane de Freitas. O papel do enfermeiro no cuidado humanizado com o idoso. Orientador: Walquiria Lene dos Santos. 2021. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2021.
Abstract: A saúde do idoso mostra-se como prioridade de pesquisa e preocupação social. E a atuação da enfermagem diante da senilidade é de fundamental importância, principalmente nos serviços de saúde. Trata-se de um estudo de revisão integrativa, tendo como objetivo geral apresentar a importância do papel da assistência do enfermeiro no atendimento ao idoso e como objetivo especifico identificar os fatores relacionados à humanização da assistência do enfermeiro no atendimento ao idoso, no qual foram utilizadas as bases de dados da Biblioteca Regional de Medicina (BIREME); Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Foram considerados os seguintes descritores em ciências da saúde (DECS) para a busca: “Idoso”; “Assistência”; “Cuidados de Enfermagem ” e “Humanização” e “Enfermagem”. Analisando os dados dessa pesquisa, foi observado que entre os anos de 2015 a 2021 nunca se procurou tanto com a atenção no cuidado humanizado com os pacientes idosos. Diante de inúmeros artigos encontrados, verificou-se que considerando que a essência da Enfermagem é o cuidado, o profissional dessa área tem papel de fundamental importância, sobretudo o enfermeiro no cuidado humanizado junto ao idoso.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1010
Appears in Collections:Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.