Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1014
Title: Cuidados de enfermagem na promoção do aleitamento materno.
Authors: Ogliari, Karina Brito da Costa (Orientador)
Silva, Beatriz de Oliveira
Cordeiro, Jéssica Batista
Soares, Jéssica Tamara Geronimo
Keywords: Aleitamento - materno
Recém-nascido
Cuidado em enfermagem
Issue Date: 5-Oct-2021
Citation: SILVA, Beatriz de Oliveira; CORDEIRO, Jéssica Batista; SOARES, Jéssica Tamara Geronimo. Cuidados de enfermagem na promoção do aleitamento materno. Orientador: Karina Brito da Costa Ogliari. 2021. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Este estudo tem como objetivo descrever os cuidados de enfermagem para a promoção da amamentação do recém- nascido. Trata-se de uma análise de revisão integrativa, realizada na Biblioteca Virtual de Saúde. As buscas na literatura foram realizadas em março de 2021, sendo selecionados 8 artigos para a amostra final de acordo com os critérios de inclusão e exclusão, publicados entre os anos de 2016 a 2020. Para análise dos dados foram estabelecidas duas categorias, sendo elas: Estratégias de Promoção do Aleitamento Materno e Os conhecimentos dos profissionais sobre o Aleitamento Materno. Observou-se que os principais cuidados de enfermagem no ambiente hospitalar foram a orientação a mãe quanto o aleitamento, a promoção do contato pele a pele, a manutenção da lactação e a administração de leite materno por diferentes meios. Além disso, foi analisado que existe um déficit de conhecimento dos profissionais sobre o aleitamento e sobre a Iniciativa Hospital Amigo da Criança. Através das estratégias adequadas o Enfermeiro obtém atuação na promoção do aleitamento, porém é necessário estar apto para garantir uma assistência integral de qualidade para a mãe e o bebê.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1014
Appears in Collections:Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.