Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1021
Title: Síndrome de burnout nos profissionais enfermeiros.
Authors: Santos, Walquiria Lene dos (Orientador)
Lima, Lourranny Gonçalves
Ludgero, Weverton Lacerda
Keywords: Síndrome de Burnout
Prevalência
Sobrecarga - trabalho
Issue Date: 5-Oct-2021
Citation: LIMA, Lourranny Gonçalves; LUDGERO, Weverton Lacerda. Síndrome de burnout nos profissionais enfermeiros. Orientador: Walquiria Lene dos Santos. 2020. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: profissionais enfermeiros e averiguar as características da síndrome nestes profissionais, como a exaustão emocional, a despersonalização e a diminuição da realização profissional. O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo integrativa. A amostra foi composta por 17 artigos após utilização dos critérios de inclusão e exclusão. Para a realização desta revisão foram utilizadas as seguintes bases de dados: Scielo, Lilacs e BVS. Foi utilizado os seguintes descritores: esgotamento psicológico e enfermeiros. Foi utilizado o seguinte operador booleano: and. A coleta de dados ocorreu no período de agosto a outubro de 2020 por meio da leitura exaustiva dos artigos e a realização da extração e análise dos dados por categorias. Como resultados obteve-se níveis baixos, médios e altos para Burnout e altos níveis para exaustão emocional, despersonalização e a diminuição da realização profissional. Vale enfatizar também o levantamento de políticas públicas por parte dos governantes para posterior diminuição dos casos da doença, onde os gestores dos setores hospitalares possam unir medidas que foquem na saúde mental, bem-estar, carreira, remuneração, redução da jornada de trabalho, controle e organização do ambiente laboral, além da disponibilização de atendimentos psicológicos para a categoria.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1021
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lourranny Gonçalves Lima_0004464_Weverton Lacerda Ludgero_0005056_parcial.pdf138.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.