Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1026
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAoyama, Elisângela de Andrade (Orientador)-
dc.contributor.authorMarini, Gabriella Heloisa-
dc.date.accessioned2021-10-09T00:22:24Z-
dc.date.available2021-10-09T00:22:24Z-
dc.date.issued2021-10-08-
dc.identifier.citationMARINI, Gabriella Heloisa. Práticas inclusivas no método TEACCH para crianças com transtorno do espectro do autismo na educação infantil. Orientador: Elisângela de Andrade Aoyama. 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1026-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO método TEACCH possibilita que o professor consiga identificar os pontos fortes assim também como as dificuldades do aluno TEA, na qual possibilita o docente de montar um programa individualizado e através disso se consegue um desenvolvimento com cada criança com espectro do autismo, sendo possível se organizar com as tarefas a serem realizadas, de modo que o aprendizado das crianças seja mais eficaz, auxiliando nos seus comportamentos de distração, resistência a mudança e na falta de motivação. O objetivo do trabalho foi apresentar as diversas formas de trabalhar com o aluno, usando a metodologia TEACCH. Para as buscas foram utilizadas bibliotecas on-line, periódicos e sítios do Ministério da Educação e selecionados trabalhos publicados entre 2007 e 2020, totalizando 20 referências. A partir da análise de dados pode-se perceber como os professores precisam se adaptar à realidade da criança, trabalhando métodos eficazes no processo de interação buscando a melhoria da comunicação, cognição e sociabilidade, trabalhando as dificuldades do TEA, gerando um programa individualizado com cada criança espectro do autismo. Por meio das pesquisas realizadas pode-se perceber que o TEACCH é uma prática que trabalha com o reforço positivo, e a independência do aluno criando o desenvolvimento integral, de forma que ela se adapte ao ambiente sem se sentir excluída, trabalhando atividades que auxiliam no processo de aprendizagem e também no desenvolvimento da sua fala, sabendo que o TEA possui maior dificuldade em sua comunicação e através do programa individualizado TEACCH sabendo que ele é eficaz e que faz a diferença na educação infantil.pt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectModelo TEACCHpt_BR
dc.subjectPrática inclusivapt_BR
dc.titlePráticas inclusivas no método TEACCH para crianças com transtorno do espectro do autismo na educação infantil.pt_BR
dc.typeMonographypt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriella Heloisa Marini_0010648_parcial.pdf771.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.