Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1028
Title: A prevenção e intervenção do pedagogo frente à agressividade infantil.
Authors: Aoyama, Elisângela de Andrade (Orientador)
Oliveira, Rebeca Balica
Keywords: Agressividade infantil
Intervenção pedagógica
Problema comportamental
Issue Date: 8-Oct-2021
Citation: OLIVEIRA, Rebeca Balica. A prevenção e intervenção do pedagogo frente à agressividade infantil. Orientador: Elisângela de Andrade Aoyama. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A agressividade é entendida como uma maneira da criança se proteger, entretanto, é necessário que seja ensinado pela família desde pequeno para não se tornar algo negativo que venha a trazer prejuízos para seu desenvolvimento e consequentemente para sua aprendizagem na escola. O objetivo deste trabalho foi o de apresentar a importância da intervenção do pedagogo dentro do ambiente escolar e como isso pode ajudar a amenizar a agressividade infantil. O presente trabalho trata-se de uma revisão da literatura, realizada por meio de revisão bibliográfica que utilizou como critérios de inclusão trabalhos referentes ao assunto em acervos de bibliotecas on-line, periódicos e sítios do Ministério da Educação sendo 27 referências de trabalhos publicados entre 2014 a 2021. Na pesquisa acerca da agressividade infantil é preciso ser considerado diversas causas como razões individuais, familiares, sociais entre outros. Sendo assim verifica-se que a agressividade deve ser diminuída desde o começo mesmo que as vezes a possa ser apontada como uma característica a criança necessita ter o entendimento e domínio para perceber que a agressividade não deve ser utilizada em seu comportamento toda hora que se irritar, e para que esse domínio de comportamento ocorra, é fundamental a relação família e escola estejam envolvidas. Perante todo o assunto estudado percebe-se que é importante mais intervenções e prevenções para que não sejam apresentadas tais manifestações no comportamento infantil.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1028
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rebeca Ballica Oliveira_0010548_parcial.pdf1.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.