Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1029
Title: A importância da música no processo de aprendizagem da criança na educação infantil.
Authors: Lima, Welton Dias de (Orientador)
Xavier, Roberta Pereira
Keywords: Música - pedagogia
Aprendizagem infantil
Ensino infantil
Issue Date: 8-Oct-2021
Citation: XAVIER, Roberta Pereira. A importância da música no processo de aprendizagem da criança na educação infantil. Orientador: Welton Dias de Lima. 2021. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Pensar em música na educação infantil é ampliar o repertório educacional além da sala de aula, abrindo olhares para práticas significativas que colaboram para o aprendizado dos alunos e que sejam relevantes para a vida escolar. O presente trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo bibliográfico diante da temática A importância da música no processo de aprendizagem da criança na educação infantil. A música faz sonhar, ter alegrias, tristezas, dançar, enfim, de uma forma ou de outra expressa e motiva a expressão de sentimentos, pois aprender sobre música significa integrar experiências que envolvam a vivencia, a percepção e a reflexão. De acordo com Loureiro (2008), é justamente com as brincadeiras infantis que as crianças usam a música como forma de expressão e também para estabelecer regras, relações sociais, diversão, alegria e aprendizagem. Sendo assim, as atividades musicais nas escolas devem partir do que as crianças já conhecem desta forma, se desenvolve dentro das condições e possibilidades de trabalho de cada professor Ao longo da produção iremos responder os objetivos, envolver os teóricos e desenvolver uma reflexão sobre a música na educação e as possibilidades de aprendizagem diante de diferentes contextos em sala de aula. Alguns teóricos irão aparecer nas referências e no dialogo acerca da discussão, entre eles estão: Martins (2004), Loureiro (2008), Nogueira(2003), Piaget(1974), entre outros. Toda a construção deste trabalho está embasada por novos olhares em fazer com que a música seja cada vez mais explorada nas práticas escolares. Por fim, o estudo apresenta resultados relevantes da prática docente explorar novas possibilidades pedagógicas de ensinar e de motivar os alunos para que percebam que a música é sim um componente muito rico e essencial para integração nas práticas pedagógicas.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1029
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Roberta Pereira Xavier_0007946_parcial.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.