Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1030
Title: A importância da formação do pedagogo hospitalar e os desafios em sua atuação.
Authors: Urzeda, Rhêmora Ferreira da Silva (Orientador)
Damasceno, Sara Quéren Ferreira
Keywords: Pedagogia hospitalar
Atuação pedagogo
Desafio - pedagogo
Issue Date: 8-Oct-2021
Citation: DAMASCENO, Sara Quéren Ferreira. A importância da formação do pedagogo hospitalar e os desafios em sua atuação. Orientador: Rhêmora Ferreira da Silva Urzêda. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A pedagogia hospitalar é uma área de atuação do pedagogo que está relacionada à educação em ambientes não escolares, tendo como finalidade oportunizar os estudos de crianças e adolescentes hospitalizados. Portanto, neste trabalho buscou-se discorrer a respeito do trabalho do pedagogo no contexto hospitalar, bem como sua formação e os desafios existentes em sua prática profissional, contempla-se os diversos contextos que envolvem a pedagogia hospitalar, sendo eles, legislações, contexto histórico, classes escolares, brinquedotecas, formação docente e desafios. Além disso, evidencia-se também o desenvolvimento deste atendimento durante a pandemia do novo coronavírus, visto que o atendimento é realizado em hospitais e no momento todas as medidas de segurança estão sendo tomadas para conter a proliferação do vírus. A metodologia aplicada é a pesquisa bibliográfica, onde são consultados acervos como artigos, livros e documentos oficiais. Como resultado infere-se que a pedagogia no ambiente hospitalar é considerada uma prática antiga, mas a escassez de profissionais especializados, evidencia a carência de progressos relacionados a temática, tanto para melhor atender o aluno, como para ser um espaço para construções de conhecimentos e experiências positivas.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1030
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sara Quéren Ferreira Damaceno_0010355_parcial.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.