Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1032
Title: A atuação do pedagogo frente à desconstrução do racismo estrutural.
Authors: Urzeda, Rhêmora Ferreira da Silva (Orientador)
Nogueira, Stefáni da Silva
Keywords: Racismo estrutural
Prática pedagógica
Antirracismo - formação professor
Issue Date: 8-Oct-2021
Citation: NOGUEIRA, Stefáni da Silva. A atuação do pedagogo frente à desconstrução do racismo estrutural. Orientador: Rhemora Ferreira da Silva Urzeda. 2021. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A pesquisa empreendida consiste em discorrer sobre racismo estrutural e sua influência nas interações sociais, estabelecendo vínculos viciosos nessas interações que fortalecem a falácia democrática, e que em suas manifestações prejudica o contexto escolar e social dos sujeitos. Diante disso, observa-se a importância de que seja ofertada uma educação crítica visando a desconstrução do racismo estrutural e fornecendo práticas antirracistas em todos os espaços. A metodologia aplicada se deu por meio da revisão bibliográfica, portanto foram selecionados e revisados trabalhos bibliográficos que contribuíram para a reflexão acerca da quebra de paradigma racista construída historicamente na sociedade, resignificando as práticas pedagógicas como instrumento com o intuito de promover essa desconstrução. Sendo assim esse trabalho tem como objetivo conhecer a atuação do pedagogo frente a desconstrução do racismo estrutural.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1032
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Stéfani da Silva Nogueira_0007855_parcial.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.