Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1040
Title: A formação inicial do pedagogo para atuação em espaços não escolares.
Authors: Aoyama, Elisângela de Andrade (Orientador)
Folha, Amanda Galvão
Issue Date: 9-Oct-2021
Citation: FOLHA, Amanda Galvão. A formação inicial do pedagogo para atuação em espaços não escolares. Orientador: Elisângela de Andrade Aoyama. 2021. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A atuação do pedagogo pode ocorrer nos mais variados espaços, por isso, não cabe limitar a formação dos pedagogos para que exerçam suas funções apenas dentro de um ambiente escolar. O trabalho tem por objetivo compreender a formação inicial do pedagogo para a atuação nos espaços não escolares, considerando que tais ambientes também carecem de uma prática invulnerada por parte do profissional que a exerce. Trata-se de uma revisão da literatura, para investigação do tema fazendo uso de uma abordagem qualitativa. Foi usado como critério de inclusão da pesquisa pesquisas/estudos referentes nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Redalyc, além de acervos em bibliotecas on-line, periódicos e sítios do Ministério da Saúde (MEC) publicados no período de 2015 a 2021. O presente trabalho abordará questões sobre o currículo do curso de Pedagogia, as potencialidades para atuação e as práticas do pedagogo em espaços não escolares e o quão difícil é a formação inicial dos profissionais da Pedagogia para atuarem em espaços não escolares. Para um pedagogo atuar em espaços não escolares não é uma tarefa simples, pois é necessário que o projeto pedagógico das instituições de ensino superior traga em sua composição as possibilidades de atuação e aprofundamento da atuação dos pedagogos em espaços não escolares.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1040
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Amanda Galvão Folha_0010449_parcial.pdf1.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.