Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1041
Title: Benefícios e fatores que influenciam o aleitamento materno exclusivo para lactentes.
Authors: Caldeira, Angelita Giovana (Orientador)
Pereira, Adriana Alves
Silva, Camilla Martins da
Issue Date: 9-Oct-2021
Citation: PEREIRA, Adriana Alves; SILVA, Camila Martins da. Benefícios e fatores que influenciam o aleitamento materno exclusivo para lactentes. Orientador: Angelita Giovana Caldeira. 2020. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: O aleitamento materno exclusivo (AME) consiste em amamentar o bebê exclusivamente com leite humano, com exceção de vitaminas e medicamentos, no primeiro semestre de vida. O objetivo geral desse trabalho é identificar os benefícios e fatores que influenciam no AME para os lactentes. Este artigo é um estudo de revisão narrativa com levantamento bibliográfico realizado através de buscas online nas fontes de dados eletrônicas Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e Literatura Latino – Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), em português do ano 2014 a 2018. A amamentação promove nutrição adequada para o crescimento e desenvolvimento da criança, proteção imunológica, previne diversas doenças, má formação da cavidade oral, além de fortalecer a autoconfiança da mãe e desenvolver vínculo entre mãe e filho. Conclui-se que o AME até o primeiro semestre de vida traz inúmeros benefícios psicológicos, imunológicos e nutricionais para o desenvolvimento e crescimento saudável do bebê, conferindo benefícios de aspecto fisiológico e psicológico para a mãe. O papel do Enfermeiro é fundamental, pois oferece orientação, incentivo, suporte no manejo clínico da amamentação, promovendo saúde e melhoria da qualidade de vida da díade mãe-bebê.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1041
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriana Alves Pereira_0003951_ Camilla Martins da Silva_0006774_parcial.pdf124.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.