Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1043
Title: Candidatura avulsa como alternativa à partidocracia brasileira: uma análise entre o instituto da candidatura avulsa e o atual sistema representativo brasileiro.
Authors: Gurão, Bruno Fonseca (Orientador)
Costa, Alana Leite da
Keywords: Sistema representativo brasileiro
Candidatura avulsa
Partidocracia
Issue Date: 8-Oct-2021
Citation: COSTA, Alana Leite da. Candidatura avulsa como alternativa à partidocracia brasileira: uma análise entre o instituto da candidatura avulsa e o atual sistema representativo brasileiro. Orientador: Bruno Fonseca Gurão. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo traçar considerações acerca do instituto da candidatura avulsa como alternativa à partidocracia no Brasil, analisando se tal instituto pode ou não contribuir para a melhora da crise de representatividade brasileira. Atualmente, conforme estabelece a Constituição da República Federativa do Brasil, em seu art. 14, § 3o, inciso V, para concorrer às eleições é necessário que o candidato seja filiado a um partido político. O trabalho apresenta aspectos do sistema representativo brasileiro, bem como do instituto da candidatura desvinculada de uma agremiação partidária e do fenômeno da partidocracia. A proposta é analisar se adoção de candidaturas independentes de partidos políticos estimula a participação das minorias ou se promove a participação de líderes populistas, messiânicos, além de verificar se a adoção desse tipo de candidatura, junto com as facções políticas, tende a alterar a qualidade da competitividade eleitoral. O presente trabalho também se propõe a fazer um exame dos efeitos do monopólio exercido pelos partidos políticos no cenário brasileiro.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1043
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alana Leite da Costa_0006918.pdf470.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.