Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1054
Title: Alcance do princípio do livre acesso à justiça por pessoas com deficiência auditiva: estudo comparativo entre os fóruns de Ceilândia e Brasília.
Authors: Gurão, Bruno Fonseca (Orientador)
Soares, Deborah Cutrim Penha
Keywords: Acessibilidade
Acesso à justiça
Pessoa deficiente
Issue Date: 26-Oct-2021
Citation: SOARES, Deborah Cutrim Penha. Alcance do princípio do livre acesso à justiça por pessoas com deficiência auditiva: estudo comparativo entre os fóruns de Ceilândia e Brasília. Orientador: Bruno Fonseca Gurão. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A presente análise tem como finalidade estudar de que maneira o princípio do livre acesso à justiça enquanto direito fundamental tem alcançado os deficientes auditivos na realidade dos fóruns de Ceilândia e Brasília. O art. 5°, inc. XXXV, da Constituição Federal de 1988 garante o acesso ao Poder judiciário, possibilitando que todos os brasileiros e estrangeiros possam exercer seus direitos. Nesse ponto, a pesquisa analisa a aplicação do princípio do acesso à Justiça aos deficientes auditivos e a importância do tratamento diferenciado para compreender a igualdade e amparar a busca à tutela jurisdicional por esse grupo. O método utilizado para a elaboração da presente pesquisa se pauta em dados disponíveis nos portais de comunicação pública de referidos tribunais, destacando a importância de servidores qualificados para dar suporte em todas as etapas processuais à pessoa com deficiência auditiva quando esta buscar a proteção jurídica.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1054
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Deborah Cutrim Penha Soares_0007932.pdf502.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.