Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1146
Title: Treinamento de flexibilidade associado ao treinamento de força e sua relação com a hipertrofia muscular.
Authors: Resende, Lorena Cruz (Orientador)
Martins, Sara Rebeca de Jesus
Keywords: Hipertrofia
Exercícios de alongamento muscular
Treinamento de força
Issue Date: 18-Feb-2022
Citation: MARTINS, Sara Rebeca de Jesus. Treinamento de flexibilidade associado ao treinamento de força e sua relação com a hipertrofia muscular. Orientador: Lorena Cruz Resende. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Educação Física) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A flexibilidade é responsável pela amplitude de movimento, entretanto alguns autores sugerem que os exercícios de alongamento podem ser prejudiciais quando precedem os exercícios de força. Porém o treino de força é um grande promotor da hipertrofia muscular. O objetivo desse estudo foi analisar se o treinamento de flexibilidade associado ao treinamento de força gera resultados benéficos ou não na hipertrofia muscular. Foi realizada uma revisão sistemática com base em 21 artigos originais, publicados no período de 2011 e 2021 nas bases de dados eletrônicas Scielo, Scopus, SportDiscuss, Pubmed e Bireme. Concluiu-se que o treinamento de força aliado ao treinamento de flexibilidade se usado de maneira estratégica e não concorrente, pode se apresentar de forma benéfica à hipertrofia muscular.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade Educação Física, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1146
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sara Rebeca de Jesus Martins_0010169.pdf683.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.