Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1210
Title: Avaliação do estilo de vida e hábitos alimentares relacionados a obesidade em adultos da região do Gama.
Authors: Nascimento, Edilson Francisco (Orientador)
Martins, Ana Carolina Bento
Nóbrega, Raquel Gonçalves
Keywords: Obesidade
Consumo alimentar
Sedentarismo.
Issue Date: 9-Mar-2022
Citation: MARTINS, Ana Carolina Bento; NÓBREGA, Raquel Gonçalves. Avaliação do estilo de vida e hábitos alimentares relacionados a obesidade em adultos da região do Gama. Orientador: Edilson Francisco Nascimento. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Nutrição) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Objetivo: Identificar a relação do sobrepeso e obesidade com práticas habituais inadequadas em pacientes que participaram de atendimentos nutricionais no ambulatório do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos.Materiais e metódos: Fizeram parte da pesquisa 50 pacientes de ambos os sexos com média de idade de 18 e 55 anos.Foi avaliado o percentual de gordura pelo protocolo de Pollock de sete dobras, para analisar o consumo alimentar foi utilizado o recordatório alimentar de 24 horas(R24H) e para o informações sobre o estado geral de saúde e rotina de atividade diária AVD Resultados: A nossa pesquisa mostrou que 78% dos pacientes apresentam IMC classificado em sobrepeso e obesidade, Apenas 22% encontram-se com IMC adequado. E analisando o percentual de gordura 80% dos pacientes encontram-se com percentual de gordura inadequado, enquanto apenas 10% encontram-se com o percentual de gordura adequado. Com a analise alimentar foi verificado que o consumo alimentar desses pacientes.O consumo de alimentos ultraprocessados em excesso teve como média amostral 1,26 e desvio padrão 0,44 com 75% dos pacientes fazendo o consumo demasiado de alimentos ultraprocessados, tendo 25% fazendo o consumo desses alimentos de forma reduzida. Conclusão:Com os dados trazidos neste estudo foi possível constatar que ao analisar a composição corporal desses pacientes foi possível verificar que 80% dos pacientes avaliados,sendo a maioria apresenta o percentual de gordura corporal acima dos valores de referência.E 78% dos pacientes apresentam IMC classificado em sobrepeso e obesidade. Sendo identificado através dos prontuários de atendimentos que a maioria dos participantes apresentam hábitos inadequados em relação a alimentação e a pratica de atividade física.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Nutrição) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1210
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Carolina Bento Martins_0007895_Raquel Gonçalves Nóbrega_0007949_parcial.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.