Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1240
Title: Educação de jovens e adultos: evasão e reingresso.
Authors: Silva, Dalmo Rodrigues da (Orientador)
Silva, Beatriz Ferreira
Keywords: Educação de jovens e adultos
Evasão
Reingresso
Issue Date: 31-Mar-2022
Citation: SILVA, Beatriz Ferreira.Educação de jovens e adultos: evasão e reingresso. Orientador: Dalmo Rodrigues da Silva. 2021. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Este trabalho tem como temática a modalidade de Ensino Educação Jovens e Adultos (EJA), que proporciona ao aluno um novo começo, a criação de um novo cidadão com novos conhecimentos, formação, acesso à cultura e novas possibilidades de crescimento profissional. A partir destas indagações a presente pesquisa teve como objetivo estudar aspectos referentes ao 1o segmento da EJA em escolas públicas do Brasil, evidenciar os fatores que resultam na evasão e reingresso, examinar leis que asseguram sua permanência e verificar registros sobre abandono do ensino principalmente na adolescência Este estudo baseou-se em uma pesquisa bibliográfica no levantamento dos principais sites como o Google Acadêmico, a Biblioteca de artigos e teses, Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos entre outros. Justifica-se pelo o fato de compreender a importância da história do EJA e examinar os motivos que resultam no abandono e reingresso ao ensino que o estudo. Além de tratar da importância da história da Educação de Jovens e Adultos a realidade vivenciada pelo aluno da modalidade e aspectos relacionados ao cenário social, econômico e profissional A partir dos resultados alcançados nos levam a reconhecer o quanto os educandos dos dias atuais estão desmotivados e desinteressados pelo ensino e aprendizagem. As causas são diversas para a evasão escolar, porém o que se mostra mais preocupante é o fator socioeconômico.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1240
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Beatriz Ferreira Silva_0008263.pdf874.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.