Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1258
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorUrzeda, Rhêmora Ferreira da Silva (Orientador)-
dc.contributor.authorGuedes, Jéssica Simone de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-04-26T21:59:31Z-
dc.date.available2022-04-26T21:59:31Z-
dc.date.issued2022-04-04-
dc.identifier.citationGUEDES, Jéssica Simone de Oliveira. Da abordagem assistencial à educacional: reflexões sobre a educação de crianças na primeira infância. Orientador: (a). Rhêmora Ferreira da Silva Urzeda. 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1258-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo apresentar um estudo sobre o desenvolvimento da educação infantil com foco na transição do assistencialismo para o educativo bem como as relações do cuidar e educar, por meio de pesquisas bibliográficas, com levantamento histórico da educação infantil e das leis que impulsionaram as mudanças nas concepções da educação infantil. A partir dessas informações, foram realizadas reflexões sobre o cuidar e o educar, demostrando que deve ser indissociável na educação de crianças de zero a seis anos. Como resultado compreende-se o que é o processo assistencialista e o processo educativo e quais são suas vantagens e desvantagens, pontos positivos e negativos, enfim, pode-se inferir que o assistencialismo se mostrou como base para que houvesse criado o atendimento educacional voltado às crianças da primeira infância.pt_BR
dc.subjectAssistênciapt_BR
dc.subjectCuidarpt_BR
dc.subjectEducação infatilpt_BR
dc.titleDa abordagem assistencial à educacional: reflexões sobre a educação de crianças na primeira infância.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jéssica Simone de Oliveira Guedes_0009228_parcial.pdf265.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.