Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1261
Title: A relevância da literatura infantil nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Authors: Lima, Welton Dias de (Orientador)
Pereira, Katharine Marcelle Bitencourt Bragança
Keywords: Crianças
Literatura infantil
Desenvolvimento
Issue Date: 4-Apr-2022
Citation: PEREIRA, Katharine Marcelle Bitencourt Bragança. A relevância da literatura infantil nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Orientador: Welton Dias de Lima. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O trabalho discorre sobre a importância da literatura infantil no Ensino Fundamental I e seu objetivo é descrever a forma com que ela pode auxiliar no desenvolvimento das crianças. Mostra a história da literatura, destacando que ela se faz presente em sala de aula, aponta que o auxílio dos pais e professores é indispensável para que a literatura infantil seja apresentada e consolidada na vida dos estudantes. Assim, a literatura é um pressuposto fundamental, é algo importantíssimo para o aprimoramento da linguagem oral que precede e fundamenta a linguagem escrita. O trabalho foi feito através de pesquisa bibliográfica por meio dos sites Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico nos quais foram retirados artigos para sua produção. Apresenta-se uma breve pesquisa bibliográfica e que foi apoiada na teoria de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky que tornam evidentes que a literatura infantil contribui para o desenvolvimento cognitivo da criança, principalmente no que se refere a sua aprendizagem nos anos iniciais. Portanto, pode-se afirmar que a escola e a família são parceiras nesse processo de alfabetização e formação de leitor, entretanto necessitam estar efetivamente envolvidas com a educação das crianças. Assim, elas podem contribuir de maneira significativa para a formação de futuros leitores.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1261
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Katharine Marcelle Bitencourt Bragança Pereira_0010117.pdf466.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.