Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1264
Title: O processo de adaptação da criança na Educação Infantil.
Authors: Corrêa, Maria Theresa de Oliveira (Orientador)
Evangélio, Luana Petrovich Marques
Keywords: Adaptação
Acolhimento
Educação infantil
Issue Date: 4-Apr-2022
Citation: EVANGÉLIO, Luana Petrovich Marques. O processo de adaptação da criança na Educação Infantil. Orientador: Maria Theresa de Oliveira Corrêa. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O presente trabalho que se apresenta diz respeito a um trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, abordando a temática do processo de adaptação das crianças na educação infantil, com o objetivo de identificar quais iniciativas as instituições podem desenvolver para melhor adaptação das crianças na Educação Infantil. A pesquisa tem cunho bibliográfico, sendo uma abordagem, qualitativa. Sendo assim, o processo de adaptação requer um processo cuidadoso, uma vez que pode ser doloroso para os pais e as crianças, assim essa pesquisa retrata os desafios encontrados pelos professores, instituição e família. O assunto é de extrema importância pois é o início da vida escolar do discente, assim como a experiência e as peculiaridades. Desta forma, teve como orientação, abordar a importância de acolher a criança diante dessa pratica de se adaptar ao ambiente escolar. Uma criança adaptada constrói confiança, autonomia e o aprendizado. Por fim, são apresentadas estratégias em relação a esse processo, trazendo pontos alcançados, com isso destacou-se que, um ambiente seguro e acolhedor, requer um olhar sistematizado para a adaptação, destacou-se também, aprendizagens e descobertas significativas, no sentido pleno, em desenvolvimentos, físico, intelectual e social e por fim, destacou-se a relação família/escola, onde ressalta-se que, o processo de adaptação, nem sempre é fácil, que diverge totalmente do ambiente familiar, tendo que conviver com pessoas de diferentes faixas etárias e criações.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1264
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luana Petrovich Marques Evangélio_0010417.pdf366.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.