Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1272
Title: Musicalização na educação Infantil: contribuições da música para o desenvolvimento cognitivo e psicomotor.
Authors: Souto, Osmam Brás de (Orientador)
Ramos, Mariana Nunes
Keywords: Desenvolvimento da aprendizagem
Educação infantil
Musicalização
Issue Date: 5-Apr-2022
Citation: RAMOS, Mariana Nunes. Musicalização na educação Infantil: contribuições da música para o desenvolvimento cognitivo e psicomotor. Orientador: Osmam Brás de Souto. 2021. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O presente trabalho tem como tema Musicalização na Educação Infantil: contribuições da música para o desenvolvimento cognitivo e psicomotor, considerando a importância da música como parte da cultura e, portanto, como conhecimento a ser trabalhado no contexto da educação infantil. Tendo como metodologia a revisão de literatura, buscou conceitos relacionados à musicalização como ferramenta de ensino em aprendizagem. Ademais, para contextualizar, foram realizadas pesquisas sobre a história da musicalização, a música na formação de professores e sua relação com psicomotricidade, e o desenvolvimento infantil e sua relação com a ludicidade. A pesquisa teve como objetivo geral, analisar as contribuições que a música pode proporcionar no desenvolvimento da criança na educação infantil. Tem como objetivos específicos: conhecer a forma como a música é utilizada em sala de aula pelos educadores; conhecer a função da música no desenvolvimento cognitivo e motor da criança; entender como a música estimula na interação social da criança em sala de aula; verificar como a música é utilizada no processo pedagógico. Através deste estudo, concluiu-se que a musicalização possibilita várias formas de aprendizagem, além de promover o desenvolvimento infantil, pois transforma as crianças em indivíduos que usam os sons musicais, fazem, criam e apreciam a música.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1272
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mariana Nunes Ramos_0009164.pdf757.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.