Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1273
Title: Educação Infantil: A importância dos Jogos e brincadeiras para aprendizagem.
Authors: Souto, Osmam Brás de (Orientador)
Oliveira, Michele Maia de
Keywords: Aprendizagem
Brincar
Jogo
Issue Date: 5-Apr-2022
Citation: OLIVEIRA, Michele Maia de. Educação Infantil: A importância dos Jogos e brincadeiras para aprendizagem. Orientador: Osmam Brás de Souto. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O vigente estudo buscou analisar a finalidade de reconhecer a importância do brincar e jogar no processo de aprendizagem da Educação Infantil, onde se busca através das referências pesquisadas, desenvolver estudos, relatando as contribuições que os jogos e brincadeiras assumem no desenvolvimento do processo de ensino - aprendizagem. Refletir sobre a valorização e a compreensão dos jogos e brincadeiras como recurso fundamental na construção da aprendizagem e do conhecimento realizado pela criança. A metodologia utilizada neste trabalho foi baseada no método dedutivo e fundamentada em pesquisa bibliográfica de obras publicadas que tenham relação com este tema, oferecendo meios para definir e resolver problemas conhecidos, como também novas áreas que não se consolidaram. Portanto educadores que atuam na Educação Infantil precisam conscientizar-se da necessidade do brincar e o jogar, o lúdico contribui para a unificação e integração da sua personalidade promovendo situações de autonomia e oportunizando estimulação para seu desenvolvimento integral. Na educação infantil a criança precisa ser avaliada no seu desenvolvimento global devendo ser considerados os aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor, com base nas necessidades e experiências em seu mundo simbólico-cultural.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1273
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Michele Maia de Oliveira_009160.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.