Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1491
Title: A importância do diagnóstico precoce na Síndrome de Sheehan: uma revisão integrativa.
Authors: Freitas, Marta Alves de (Orientador)
Cipriano, Ana Luísa de Carvalho
Silva, Heder Ricardo Santos Prates
Keywords: Síndrome de Sheehan
Hipopituitarismo
Hemorragia Pós-parto
Issue Date: 18-May-2022
Citation: CIPRIANO, Ana Luísa de Carvalho; SILVA, Heder Ricardo Santos Prates. A importância do diagnóstico precoce na Síndrome de Sheehan: uma revisão integrativa. Orientador: Marta Alves de Freitas. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Introdução: A Síndrome de Sheehan (SS) é uma insuficiência hipofisária, que ocorre devido à perda excessiva de sangue pós-parto, geralmente é de início tardio, mas quando se apresenta de forma aguda, tem um pior prognóstico. Essa doença possui uma relevância significativa nos países em desenvolvimento associada à falta de assistência obstétrica, bem como no Brasil, principalmente nas áreas rurais, que é comum ocorrer partos domiciliares. As manifestações clínicas ocorrem geralmente, quando 75% da glândula é destruída. O diagnóstico é baseado em uma história obstétrica sugestiva, exames laboratoriais e de imagem da sela túrcica. A SS é tratada como qualquer outra causa de hipopituitarismo, a reposição hormonal é definida através da medição sérica dos hormônios. Objetivo: evidenciar o impacto do atraso do diagnóstico da SS, baseado nos aspectos clínicos, laboratoriais e radiológicos. Metodologia: esse estudo trata-se de uma revisão literária do tipo integrativa, feito a partir de revisões qualitativas e quantitativas, que abordam hipopituitarismo pós-parto, Síndrome de Sheehan e seus aspectos clínicos, laboratoriais e radiológicos, diagnóstico tardio e consequências. Resultados: os achados clínicos e laboratoriais variam de acordo com o local da pituitária anterior acometido, já os achados nos exames de imagem são tempo-dependentes. O atraso no diagnóstico desta doença, aumenta a morbimortalidade e o risco de a doença evoluir para as suas formas mais graves. Conclusão: a SS é uma doença complexa, mas previsível, sendo necessário que a gestão em saúde dos países subdesenvolvidos elabore estratégias para melhorar a assistência obstétrica e reduzir ou até mesma erradicar essa doença.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1491
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Luísa de Carvalho Cipriano_0009755_Heder Ricardo Santos Prates Silva_parcial.pdf97.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.