Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1495
Title: Manifestações psíquicas durante pandemia de covid-19: revisão sistemática da literatura.
Authors: Parry, Denis Carvalho (Orientador)
Souza, Andreza Borges de
Silva, Rafael Yoshizaki
Keywords: COVID-19
Manifestações psicológicas
Alterações comportamentais
Issue Date: 19-May-2022
Citation: SOUZA, Andreza Borges de; SILVA, Rafael Yoshizaki. Manifestações psíquicas durante pandemia de covid-19: revisão sistemática da literatura. Orientador: Denis Carvalho Parry.. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Introdução: A pandemia por COVID-19 propiciou o desenvolvimento de sintomas de distúrbios psicológicos e alterações comportamentais. Objetivos: Evidenciar as manifestações psíquicas e comportamentais mais prevalentes durante a pandemia. Métodos: Realizou-se uma revisão sistemática nas bases PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde, Scopus, Science Direct, Web of Science e SciELO com artigos publicados até maio de 2020. Incluíram-se estudos: tipo coorte, caso-controle, relato de casos coorte, transversal, estudo ecológico, ensaio clínico randomizado, ensaio clínico comunitário, ensaio clínico não randomizado. Realizados em seres humanos tendo a manifestação de sintomas psíquicos e alterações comportamentais no período de pandemia. Excluíram-se estudos que não referiam a sintomas de distúrbios psicológicos e alterações comportamentais, estudos secundários, teses e dissertações. Resultados: Dos 3264 artigos, 14 foram selecionados. Conclusão: O isolamento social é um fator de risco para o desenvolvimento de manifestações psíquicas e alterações comportamentais. Entretanto é necessário novos estudos sobre a temática no contexto pandêmico atual.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1495
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andreza Borges de Souza_0009790_Rafael Yoshizaki Silva_0008622_parcial.pdf96.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.