Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1507
Title: O impacto da espiritualidade na qualidade de vida do paciente com doença renal crônica em hemodiálise.
Authors: Veiga, Joel Paulo Russomano (Orientador)
Goepfert, Clarice Senna
Barbosa, Felipe Romério Marques Durães
Keywords: Espiritualidade
Doença renal crônica
Hemodiálise
Issue Date: 20-May-2022
Citation: GOEPFERT, Clarice Senna; BARBOSA, Felipe Romério Marques Durães. O impacto da espiritualidade na qualidade de vida do paciente com doença renal crônica em hemodiálise. Orientador: Joel Paulo Russomano Veiga. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A doença renal crônica é um problema de saúde pública, uma vez que a enfermidade possui alta taxa de morbimortalidade e gera altos gastos para o sistema de saúde. Ela é subdividida em cinco estágios, sendo o último, o que necessita de terapia de substituição da função renal. Muitos dos pacientes com essa doença são espiritualizados e, muitas vezes, se utilizam da fé para lidar melhor com a doença. Além disso, a crença possibilita ao indivíduo o aumento da qualidade de vida, em razão de proporcionar apoio aos pacientes e, também, é usada como forma de resiliência para encarar o tratamento. O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da religiosidade e da espiritualidade para o enfrentamento da doença renal crônica em pacientes em hemodiálise. A metodologia utilizada para a realização da monografia foi a busca de artigos nas bases de dados US National Library of Medicine, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde, Scientific Electronic Library Online e Cochrane Library por meio dos descritores: “Espiritualidade”, “Religião” e “Insuficiência Renal” e, também, foi utilizado o guideline do Kidney Disease Improving Global Outcome (2012). Os autores concluem que a maior religiosidade/espiritualidade tem influência positiva na saúde do paciente, promovendo maior resiliência no enfrentamento da doença e maior adesão ao tratamento. É importante que os profissionais de saúde valorizem o aspecto da espiritualidade e religiosidade ao cuidar do paciente renal crônico.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1507
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Clarice Senna Goepfert_0008647_Felipe Romério Marques Durães Barbosa_0010334_parcial.pdf171.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.