Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1526
Title: Análise da incidência de suicídios e lesões autoprovocadas no Brasil nos anos de 2009 a 2019.
Authors: Cunha, Marco Antônio Alves (Orientador)
Reis, Marcelle Rodrigues Carneiro de Souza
Miranda, Pedro Henrique Alves
Keywords: Comportamento autodestrutivo
Suicídio
Tentativa de suicídio
Issue Date: 23-May-2022
Citation: REIS, Marcelle Rodrigues Carneiro de Souza; MIRANDA, Pedro Henrique Alves. Análise da incidência de suicídios e lesões autoprovocadas no Brasil nos anos de 2009 a 2019. Orientador: Marco Antônio Alves Cunha. 2021. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Caracteriza-se a partir dos dados do DATASUS a incidência de suicídios e lesões autoprovocadas na população brasileira, seu número de internações e óbitos em um espaço de tempo considerável. A autolesão é uma ação resultante da pessoa que almeja na automutilação o alívio de sua condição psíquica, mental ou cognitiva, podendo ser englobada no comportamento suicida, o qual as pessoas tentam ou obtêm êxito no autoextermínio. Foi realizado um estudo de série temporal com avaliação estatística por teste da normalidade de Kolmogorov-Smirnov e Qui Quadrado de Pearson para mensurar a incidência de internações e óbitos por lesão autoprovocada durante os anos de 2009 a 2019. Apesar dos problemas de subnotificação, os resultados encontrados nessa análise corresponderam a um aumento das taxas de suicídio entre homens, brancos, residentes das regiões Sul e Sudeste e faixa etária entre 30 a 39 anos, já para as internações, o predomínio foi entre mulheres, de 20 a 29 anos, brancas e residentes da região Sul e Sudeste, e Piauí. Assim, certos pontos merecem destaque por serem fatores de risco com alta incidência, inclusive sustentados pela literatura. Ser homem jovem, ser mulher, ter condição psiquiátrica, ser LGBT, ser caucasiano e da região Sul do Brasil, estão entre as principais propulsoras do comportamento autolesivo e de autoextermínio.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1526
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.