Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1528
Title: Tentativas de suicídio por uso abusivo de medicamentos no Brasil: uma revisão da literatura.
Authors: Machado, Eduarda Faria Abrahão (Orientador)
Pereira, Murilo Carvalho
Laurentino, Nayane Amor
Keywords: Suicídio
Medicamentos
Benzodiazepínico
Issue Date: 23-May-2022
Citation: PEREIRA, Murilo Carvalho; LAURENTINO, Nayane Amor. Tentativas de suicídio por uso abusivo de medicamentos no Brasil: uma revisão da literatura. Orientador: Eduarda Faria Abrahão Machado. 2021. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Este artigo constitui de uma revisão da literatura sobre as tentativas de suicídio por uso de medicamentos no Brasil. O objetivo principal foi realizar uma busca bibliográfica e apresentar os estudos e dados encontrados a respeito da utilização intencional de medicamentos entre a população brasileira na tentativa de suicídio, destacando os medicamentos da classe benzodiazepínicos. A pesquisa foi feita através de coleta de dados de boletins epidemiológicos e artigos relacionados ao tema. Foram selecionados artigos através das plataformas SciELO e pubMED com os descritores "suicídio", "intoxicação medicamentos", "suicídio medicamentos", "intoxicação suicídio", "benzodiazepínicos” e “benzodiazepines” publicados nos últimos 20 anos. Conclui-se que houve aumento no número de registros de tentativas e óbitos por suicídio no Brasil nos últimos anos, bem como aumento de suicídio por abuso de fármacos. O uso de medicamentos psicotrópicos teve um crescimento entre a população, assim como casos de intoxicação intencional por essa classe de medicamentos. A população feminina se manteve como mais propensa a utilizar meios medicamentosos na tentativa de autoextermínio, dos quais, a classe dos benzodiazepínicos figuram como um dos medicamentos psicotrópicos mais utilizados para esse fim. A falta de padronização e subnotificação sobre tentativas de suicídio por medicamentos dificultaram o processo de discriminar os medicamentos nos dados utilizados.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1528
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Murilo Carvalho Pereira_0008701_Nayane Amor Laurentino_0008751_parcial.pdf96.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.