Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1546
Title: O mal-estar no trabalho: um risco cardiovascular negligenciado em profissionais de segurança pública.
Authors: Blackman, Antoinette Oliveira (Orientador)
Lima, Suellen Keyze Almeida
Keywords: Mal-estar no trabalho
Risco cardiovascular
Síndrome de Takotsubo
Issue Date: 25-May-2022
Citation: LIMA, Suellen Keyze Almeida. O mal-estar no trabalho: um risco cardiovascular negligenciado em profissionais de segurança pública. Orientador: Antoinette Oliveira Blackman. 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Introdução: Mudanças notáveis na situação de trabalho têm levado à crescente importância de condições psicomentais e socioemocionalmente exigentes no trabalho. O mal estar no trabalho pode englobar situações de estresse e inúmeras consequências que comprometem o estilo de vida do trabalhador, entre elas o risco cardiovascular. Objetivo: Compreender os principais gatilhos do mal estar no trabalho e relações entre sofrimento psíquico de servidores da segurança pública e o risco de doenças cardiovasculares nestes profissionais. Método: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados BVS-PSI, Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), PubMed/ MEDLINE, Google Acadêmico, UptoDate, PePSIC. Resultados: Este estudo analisou a associação entre características comportamentais relacionadas ao trabalho e os principais gatilhos relacionados ao adoecimento como a carga, ritmo, horário, ambiente de trabalho, entre outros. Considerações finais: Apresenta-se reflexões sobre comportamentos adotados pelos servidores, como ferramentas ao seu processo de adoecimento; pontua-se também aspectos a serem evidenciados em ações de prevenção e assistência. E liga um sistema de alerta imediato para antecipação de cuidados à saúde desses servidores, pois eles estão adoecendo.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1546
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Suellen Keyze Almeida Lima_0014444_parcial.pdf149.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.