Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1554
Title: A saúde do trabalhador na pandemia: fatores de risco para desenvolvimento de doenças cardiopulmonares.
Authors: Wollmann, Patrícia Galdino de Andrade (Orientador)
Diniz, Jonathan Jordão
Alves, Wanderson Júnio Pompilio
Keywords: Covid-19
Fatores de risco
Doenças cardiovasculares
Issue Date: 25-May-2022
Citation: DINIZ, Jonathan Jordão; ALVES, Wanderson Júnio Pompilio. A saúde do trabalhador na pandemia: fatores de risco para desenvolvimento de doenças cardiopulmonares. Orientador: Patricia Galdino de Andrade Wollmann. 2021. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Introdução: A doença cardiovascular é a maior causa de mortalidade no Brasil, isso tem relação com os hábitos de vida e a idade da população. As condições de trabalho e o desemprego são temas que podem contribuir para a qualidade da saúde cardiovascular do trabalhador. Ademais, as doenças pulmonares também têm relevância na expectativa de vida da população. Sabe-se que a mudança de rotina na pandemia pode ter contribuído para a piora dos hábitos de vida e o desenvolvimento dessas doenças. Conhecendo os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e pulmonares, foi relacionado com a saúde do trabalhador na pandemia, comparando hábitos pré e durante pandemia. Objetivo: descrever os fatores de risco para a saúde dos trabalhadores no desenvolvimento de doenças cardiovasculares e pulmonares antes e durante a pandemia. Metodologia: pesquisa quantitativa transversal, envolveu o estudo descritivo onde foi utilizada como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada com dados sociodemográficos e relatados pelos pacientes sobre hábitos de vida e comorbidades. Resultados: Participaram da amostra 92 trabalhadores, 52,2% (48) do sexo feminino e 47,8% (44) do sexo masculino com média de idade de 34,70 ±11,64 (18-62) anos. Foram usados como critérios de exclusão idade inferior a 18 anos e não trabalhadores. Conclusão: Comparando o período pré- pandemia e durante pandemia foi visto que as mudanças nos hábitos de vida dos trabalhadores causadas por interferência de medidas protetivas como isolamento e mudança de local de trabalho trouxeram o desenvolvimento de fatores de risco para doenças cardiovasculares e pulmonares.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1554
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jonathan Jordão Diniz_0008803_Wanderson Júnio Pompilio Alves_0010599_parcial.pdf159.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.